Monday, July 17, 2006

Ética - Prospecção via email

Graças ao open source, eu tenho tido minha caixa posta relativamente livre dos trilhões de emails lixo que são dsitribuídos diariamente. O Thunderbird tem tido muito trabalho nos últimos meses, filtrando as centenas de mensagens que entram nas minhas 8 caixas postais.
Curiosamente, hoje li um artigo sobre o lixo virtual e decidi escrever um pouco sobre o que eu acho.
O que é a prospecção via email?
Infelizmente, empresas hoje acreditam que, para atingir novos clientes, não existe nada melhor do que o email. Comprando listas por R$15,00 (eu vi para vender em uma barraca do lado do Metro) de até 40 milhões de nomes, elas disparam o lixo eletrônico sem o menor pudor ou ética. O mais impressionante, é que, se perguntarmos para algumas delas se é errado fazer isso, a resposta será sempre negativa.
Essa atitude desinteressada pelo relacionamento com o cliente final, a falta de ética e de bom senso, são em partes, responsabilidade das empresas, do governo e do próprio cliente final.
Muita gente acaba sucumbindo às tentações recebidas por email. São promessas de viagens, horas de prazer, medicamentos baratos, formas de ganhar dinheiro, e a lista continua por uma eternidade. A cada clique dado em um destes emails, a empresa responsável pelo envio tem uma renovada esperança de que este tipo de prospecção tem efeitos positivos.
Se todos tivessem consciência para, ao invés de averiguar, apagar o email recebido, poderíamos ver uma diminuição nos volumes de lixo.
A prospecção via email deveria ser considerada crime. Não só estas empresas congestionam os servidores de email, prejudicando provedores e sites, mas também roubam da nós usuários finais, tempo, espaço em disco, processamento de nossa CPU e o nosso bom humor.

Acho bom que o assunto sobre a ética do email marketing esteja voltando a tona, quem sabe, desta forma, se todos comentarem sobre este tópico, e pressionarmos as autoridades cabíveis, não conseguimos atingir o nosso objetivo de responsabilizar as emrpesas que atuam sem ética ou responsabilidade social?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home