Friday, July 28, 2006

Marketing - Visualização de emails, um dado nebuloso

Um dos dados mais valorizados do email marketing é o número de visualizações de uma determinada ação. Embora este número seja muito importante, ele pode ser muito enganoso.
Os principais leitores de mail hoje vem com imagens bloqueadas ou utilizam o "Preview Pane" para ler emails. Estima-se que 50% dos usuários podem ter esse tipo de configuração. A pergunta é: Como isso pode afetar sua campanha?

Image Block - Imagens Bloqueadas
Por motivos de segurança, a maioria dos leitores hoje conta com uma funcionalidade que consiste em bloquear todas as imagens externas do email. Colocar imagens externas(não anexar as imagens) é uma prática adotada para minimizar os tamanhos dos emails enviados para os usuários. Embora essa prática seja considerada éticamente correta, pois minimiza o tamanho do email evitando prejudicar seu cliente, ela também pode ser utilizada para tirar proveito dos usuários, validando a existência de um email. O bloqueio de imagens impede que estas sejam exibidas, e isso inclui a imagem utilizada para contabilizar a visualização do email. Assim, muitos clientes de fato recebem seu email, leem o texto, mas não visualizam as imagens.

O Preview Pane
O layout dos principais leitores de mail tem uma lista das pastas a esquerda, e a direita, a tela tem duas areas, a superior tem uma listagem de todos os emails da pasta selecionada, e abaixo, uma area de visualização do email.
Para contabilizar uma visualização de um email, é necessário fazer o usuário baixar uma imagem de um servidor (assim, pode-se registrar este download e contabilizar uma visualização). Como os usuários que usam o preview pane, esta visualização pode muitas vezes ser contabilizada de forma falsa. O usuário pode selecionar o email da lista, sem de fato ler o conteúdo, e por ter o Preview Pane ativado, a imagem é baixada e contabilizada (gerando uma visualização falsa).

O que isso tudo pode causar na sua contabilização?

Dados do Domail indicam que apenas 40%* dos emails enviados tem suas visualizações contabilizadas. Uma outra estatística interessante, mostra que em média, os cliques contabilizados (o click efetivamente garante que seu email foi visualizado) representam 32%* do total enviado. Empresas que já fazem ou fizeram email marketing, geralmente se assustam ao ver números de visualiazção tão baixos para um disparo, e, honestamente, eu me assusto ao perceber que muitas vezes, os dados utilizados por outras empresas de marketing podem ser tão facilmente manipulados para atender as espectativas do cliente.
É claro, que com o tempo, este número tende a subir (depois de repetidas ações de marketing para uma mesma lista), pois além da sua lista ser filtrada inúmeras vezes, os usuários acabam por se acostumar com os seus envios e passam a ler seus emails com mais frequência, mas, a visualização continuará a ser um número nebuloso.


* Os porcentuais fornecidos pelo Domail são baseados em valores gerais e não refletem os dados de nenhum cliente em específico.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home