Monday, September 04, 2006

Investindo no seu site

Uma das mais frequentes dúvidas que vejo no meu dia a dia é com relação aos investimentos em sites. Quando? Quanto? No que? São perguntas que assombram a grande maioria dos clientes hoje no mercado.
A resposta para essa pergunta não pode ser respondida de forma genérica, mas, a regra mais geral, sugiriria que se você, cliente, está pensando se deve ou não investir em seu site, já deve ser hora de fazer isso.
O termos "investir no seu site" pode variar muito de significado. Hora podemos estar falando de uma simples ação como uma mudança na página inicial, hora podemos estar falando de uma completa re-estruturação do site e da empresa. Tudo depende dos seus objetivos.
Hoje, o reino da pequena produtora web com soluções milagrosas de sites completamente dinâmicos por R$250 já não atende mais nem as empresas de menor porte. Isso porque é necessário não somente produzir o site, mas entender o que é realmente necessário ser feito.
Ser somente uma produtora web não serve mais. É necessário elevar o conhecimento da área para outras camadas. O marketing, principalmente de relacionamento, fazem parte integral do dia a dia de uma produtora. Entender o porque fazer ou deixar de fazer determinadas ações, entender como atingir melhor um determinado público alvo não são mais, nem podem mais ser, especialidades de agências ou empresas de marketing de relacionamento. As produtoras, obrigatóriamente, precisam estar antenados com estes dados.
O seu site já não é mais meramente uma virtine ou um cartão de visitas para seus clietnes. Ele é uma potente ferramenta de comunicação com os seus clientes. Pessoas que estão verdadeiramente interessados em seus produtos/serviços, sejam estes visitantes ou antigos clientes.
O site, bem planejado, pode servir tanto para aquisição de novos contatos comerciais como servir de ferramenta de manuteção de clientes. Tudo depende das suas necessidades e da sua disposição de usa-lo.
Além de gerar redução de gastos com vendas e contatos, o site pode aproximar você de outros mercados, mais distantes fisicamente. Pode abrir novos horizontes para sua empresa, contanto que toda estrutura do site esteja destinada a essa finalidade.
Um site pode demandar uma re-estruturação interna de sua empresa, para poder atender as demandas geradas pelo site.
Isso tudo, hoje, deveria fazer parte do planejamento desenvolvido por uma produtora, que não deve somente produzir, mas prestar consultoria em todos os assuntos relacionados a produção de um site.
Lembre-se sempre de que mesmo com um pequeno investimento, uma produtora/consultora pode fazer enormes diferenças orcamentárias no seu site, garantindo um retorno muito rápido e bom sobre seu investimento inicial. Isso apenas depende dos seus objetivos e condições atuais do seu site.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home