Friday, September 08, 2006

Sistemas internos

Milhares de empresas pelo mundo usam softwares para auxiliar no gerenciamento da emrpesa, armazenamento de contatos, administração de clientes só para citar alguns. São softwares para dentistas, contadores, gerenciamento de dinheiro pessoal, administração de lojas e tantas outras atividades. Muitos destes software, em empresas maiores, são softwares proprietários, desenvolvidos para uma função exclusiva, para atender as necessidades específicas da empresa.
Você muito provávelmente tem ou conhece alguem que use um software destes. Seja num restaurante, com o software de caixa, ou em uma aerolinha, com o sistema de reserva de assentos, não importa, todos eles compartilham essencialmente de uns pontos comuns; eles são instaláveis em máquinas, tem especificações mínimas e rodam somente em um ambiente.
Hoje, com a redução de preços dos computadores, mais e mais pessoas experimetam ambientes operacionais diferentes. O Mac está ganhando espaços em áreas, que visto por alguém que conheça um pouco sobre o mercado, pode parecer quase mentira, como na área de bancos e seguradoras. Outro sistema operacional que ganha espaço rápidamente é o Linux. Por ser grátis, atrai muito a atenção de empresas menores que procuram evitar gastos denecessários. Um dos grandes impecilhos para as emrpesas migrarem para outras plataformas são exatamente os "softwares instaláveis". A grande maioria destes, requer um sistema operacional Windows, mutias vezes, exigem até versões específicas de sistemas operacionais como Windows 98-SP2 ou coisas do genero.
Essas limitações existem hoje por algumas razões, dentro destas as principais são; uma enxurrada de softwares milagrosos que ajudam sua empresa fazer qualquer coisa por preços exorbitantemente baratos (você pode comprar softwares assim em qualquer hipermercado por apenas R$20), pela falta de informação dos consumidores ou pelo fato dos sistemas serem baseados no que são chamados de "Sistemas Legados" (sistemas antigos, usando tecnologias mais velhas)
Como partir deste ponto em que estamos hoje e dar o próximo passo? Mais importante ainda, qual o próximo passo?
Uma solução para o problema é utilizar tecnologias mais modenas para fazer os softwares, algo mais dinamico e que permita o usuário sintir-se mais a vontade independente do sistema operacional que ele esteja utilizando. A tecnologia web permite exatamente isso. Um fator positivo com relação a tecnologia web é que além dela ser multi-plataforma, dispensar a necessidade de instalação nas maquinas dos usuários, usar a rede mais eficientemente, ela também, comparativamente falando, é mais barata para produzir e manter.
Algumas empresas já tem muitos sistemas que foram migrados de sistemas legados para sistemas web. Um dos casos de uso que sempre utilizo é a Petrobrás, onde passei um tempo desenvolvendo um sistema.
Diferente do que muitos imaginam, as vezes não se torna necessário trocar um sistema legado (tendo em vista que ele funcione corretamente e cumpra com o seu papel) mas meramente fazer uma interface para este sistema em um ambiente mais favorável.
Hoje, a tecnologia web permite fazer praticamente qualquer coisa que um software faça local em sua máquina. Usando um ambiente de intranet (rede interna), o acesso aos serviços do servidor são até mais rápidos do que trabalhando com serviços de rede do Windows. Serviços centralizados são também mais fácil de manter, já que, em suma, existe apenas uma versão do software instalado em uma empresa. Imagine o update de um sistema de Help Desk em um ambiente que não fosse centralizado, em uma empresa de grande porte. São centenas de funcionários com o software instalado, que precisam ter a versão nova. Com um sistema web, isso fica transparente para o usuário, e simples para a TI. Finalmente, como o sistema é baseado em tecnologias muito bem conhecidas (ASP, PHP, JSP entre algumas), migrar este serviço para outras localidades ou até mesmo para a internet é um processo simples de baixo custo.
Na próxima vez que você for adquirir um software, pense no que você poderia ganhar a curto e longo prazo, utilizando um sistema baseado em tecnologias web.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home