Tuesday, September 12, 2006

Migalhas ao vento

Não é nenhum segredo, que nesta época do ano, iniciam-se os planejamentos para o ano que vem. Estes planos são estudados, feitos e refeitos, todos tentando se adequar as verbas que tem disponíveis. Também não é segredo de que muitas vezes, alguns itens planejados (seja isso por algum milagre de negociação ou queda preços no mercado) acabam por sairem mais baratos do que tinha sido antecipado. Isso gera sobras do orçamento deste ano. É muito comum ver gastos com todo tipo de coisas, são hot-sites, mini promoções e outras ações diversas, com a finalidade de espremer as últimas gotas do orçamento.
As razões para fazer isso são discutíveis, alguns argumentam que isso é meramente uma forma de justificar o orçamento para o ano subsequente, outros, argumentam que isso é uma forma de dar maior retorno sobre o investimento do cliente, mostra e eficiencia do departamento. Independente do que seja o caso (eu acredito que ambas as visões são verdadeiras, apenas depende de qual empresa analisamos) essa verba existe e será gasta agora no final do ano.
Aqui mora uma grande oportunidade para empresas de menor porte, que podem receber aquela boquinha extra no final do ano. Fechar umas produções de sites ou banners pode ser uma fonte de renda substancial agora. A atual loucura sobre search engines pode ser um bom ponto para algumas empresas, ou, simplesmente o fato dessa verba estar disponível, pode significar que as empresas podem querer investir em outras mídias e veículos, não originalmente contemplados nas campanhas.
Veículos como o email marketing (em geral, muito esquecido nas campanhas), ou a divulgação de banners em sites secundários, investimentos em eventos podem trazer um melhor retorno para clientes no final do ano.
Outra opção que raramente é contemplada seria o desenvolvimento de ferramentas para uso interno, facilitadores de trabalho como a criação de sistemas administrativos de conteudo para determinados sites que necessitam de atualização constante. Em curto prazo, estas pequenas ferramentas podem não aparentar um custo benefício bom, porém, ter seu programador interno livre para desenvolver coisas novas e não depender dele para publicar aquela notinha urgente no site pode ser o diferencial para um aumento orçamentário no ano seguinte.
Uma equipe mais eficiente, produz mais, vale mais, e consequentemente, ganha mais.
Lembre-se, ao invés de jogar ao vento as migalhas que sobram do orçamento de 2006, use-as onde elas possam gerar retornos tanto para seus clientes quanto para voce.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home